Como garantir a saúde preventiva no ambiente de trabalho em 5 passos simples

Como garantir a saúde preventiva no ambiente de trabalho em 5 passos simples

  • Blog

Garantir o bem-estar de colaboradores no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil, mas não difícil. Evitar possíveis problemas no futuro com a saúde de seu funcionário pode garantir não só o satisfação nos serviços prestados, como também uma economia para a empresa.

Sobre esse aspecto, uma das abordagens mais conhecida é a Medicina Preventiva. Ela garante – por meio de procedimentos – não só a proteção, mas também a prevenção de acidentes que possam acontecer.

Pensando nisso, separamos 5 passos simples para você garantir a saúde preventiva no seu ambiente de trabalho.

1 – Entenda o perfil de saúde de cada funcionário

É essencial você conhecer o perfil de cada funcionário. Nisso inclui-se as alergias, dificuldades de locomoção, entre outros. Para isso, você pode aplicar um questionário sobre a saúde de cada colaborador a fim de ter não só registrado e pensando em novas possibilidades de trazer alguma atividade a quem trabalha em sua empresa.

2 – Prevenir é sempre o melhor remédio

Garantir que seus funcionários tenham qualidade de vida no ambiente de trabalho é também pensar em programas de prevenção. Os programas de prevenção auxiliam na eventuais problemas de saúde, melhorando a performance de seus funcionários e garantindo sua satisfação.

Por isso, é importante estimular a realização de exames periodicamente, além de programas de vacinação são algumas formas de prevenir possíveis problemas no trabalho.

3 – Cuidado com a saúde mental

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que são mais de 10% de colaboradores ao redor do mundo que estão afastados por conta de problemas como ansiedade e depressão.

Logo é indispensável que sua empresa crie programas de prevenção e auxílio a saúde mental, seja com apoio de psicólogos, grupos de apoio e outras atividades que possam auxiliar a saúde de seus colaboradores.

4 – Atividades físicas e educação alimentar

Para garantir a qualidade de vida, sem dúvidas, a prática de exercícios regularmente e a educação alimentar, com a inclusão de alimentos saudáveis podem trazer resultados excelentes para a performance de seus colaboradores.

Por isso, é importante o incentivo a prática de esportes, ou de até mesmo ciclos semanais de ginástica laboral são um bom começo. Além disso, o acompanhamento de profissional nutricionista também é um importante aliado para a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.

5 – Plano de Saúde Coletivo

É evidente que um plano de saúde coletivo pode trazer excelentes benefícios não só para os seus colaboradores, mas também para os custos da sua empresa.

Por isso, ao escolher um plano de saúde avalie a cobertura oferecida – se atende a todas as suas necessidades -, carência para procedimentos, abrangência geográfica, entre outros fatores.

Lembre-se que o Plano de Saúde escolhido de forma assertiva irá prevenir possíveis problemas no futuro e garantir que seus funcionários tenham satisfação no ambiente de trabalho.

E não esqueça de contar com a Ideal Planos nesse momento tão importante para a saúde de seus colaboradores. Ficou com alguma dúvida? Encaminhe para o nosso e-mail [email protected] ou através do nosso WhatsApp 11 98262-1720 ou se preferir clique no link e vá direto ao WhatsApp: http://bit.ly/2EaAF10.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

8 − cinco =

Fechar Menu