Saúde da mulher: os principais exames preventivos femininos

Saúde da mulher: os principais exames preventivos femininos

  • Blog

Conheça alguns dos principais exames preventivos femininos e entenda porque eles são tão importantes para o cuidado e manutenção da saúde da mulher.

A saúde se inicia na prevenção. Existem diversas doenças sérias que podem ser evitadas por meio de ações simples para prevenção. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração do funcionamento normal de seu corpo e saber quando é necessário procurar ajuda médica especializada. Afinal, investir em prevenção ainda é a melhor maneira de cuidar da saúde. Confira alguns exames preventivos que são muito importantes para a saúde feminina.

Mamografia

A mamografia é um exame importante para detectar o câncer de mama que deve ser feito anualmente em mulheres a partir dos 40 anos. Através das imagens obtidas pelo raio X é possível encontrar lesões compatíveis com a doença ou com outros tipos de doença da mama. Detectar um tumor maligno no seu estágio inicial é essencial pois pode facilitar muito o seu tratamento. A mamografia é um exame rápido, pode causar dor em algumas mulheres, porém é uma dor tolerável.

Exames preventivos ginecológicos

  Os exames ginecológicos são o conjunto de análises feitas pelo ginecologista em uma consulta de rotina. Além de prestar orientações diversas sobre aspectos importantes sobre a saúde feminina o ginecologista deve realizar a análise clínica. Esta análise é feita a partir da observação das condições da vulva, vagina, colo do útero e das mamas. Algumas alterações podem ser identificadas e neste caso o médico deverá solicitar exames complementares antes de concluir um diagnóstico. Alguns desses exames são simples, rápidos e muito comuns.

Exames preventivos: Papanicolau

O Papanicolau é um exame que faz a análise das células do colo do útero com o objetivo de detectar alterações. É um exame muito conhecido entre as mulheres e deve ser realizado anualmente por todas as mulheres que possuem uma vida sexual ativa. É um exame rápido simples e indolor, porém em alguns casos as mulheres podem sentir um pequeno desconforto. Mulheres grávidas também precisam fazer o exame, pois ele não apresenta nenhum risco para o bebê.

Colposcopia

A colposcopia é um exame preventivo que tem a função de avaliar áreas como a vulva, vagina e colo do útero. É um dos exames que auxiliam principalmente na detecção de tumores, verrugas genitais, inflamações, pólipos no útero e outros tipos de alterações. Além disso, esse exame também é capaz de identificar eventuais lesões nos tecidos e ajudar a explicar a existência de dores pélvicas. Ele pode ser solicitado como um exame de rotina ou complementar, dependendo do quadro clínico da paciente.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal é um exame de imagem de rotina que permite a visualização clara da região pélvica. Além de ser solicitado como exame de rotina a ultrassonografia também pode ajudar a esclarecer e avaliar patologias ou alterações na região. O médico poderá solicitar este exame em caso de dor pélvica, sangramentos, gravidez ectópica, presença de cistos ou mioma uterino, entre outros. É um exame simples, indolor, mas muito importante para a manutenção da saúde da mulher.

Precisa de uma cotação?

Fala conosco agora mesmo através do WhatsApp ou se preferir (11) 4723-8300

Nossa unidades:

A Ideal Consultoria em planos de saúde conta hoje com 04 unidades.

 

  • UNIDADE MOGI DAS CRUZES
  • UNID. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Foto da fachada da ideal planos taubaté
  • UNIDADE TAUBATÉ
Foto da fachada da ideal planos em suzano
  • UNIDADE SUZANO

Veja mais conteúdos em nosso Blog.

Publicamos novos conteúdos todas as semanas, cadastre-se e confira!

Máscaras caseiras

Deixe uma resposta

dois × três =

Fechar Menu