Câncer de mama

Câncer de mama

  • Blog

Entenda o que é o câncer de mama e saiba mais sobre os seus sintomas característicos, bem como, quais são as opções de tratamento da doença.

  O câncer de mama é um tumor maligno muito comum entre mulheres que pode se manifestar a partir de qualquer idade, mas é muito comum que apareça em mulheres acima de 40 anos. É uma doença causada pelo aumento desordenado das células da mama. Este crescimento excessivo causa a formação de células anormais que se multiplicam tornando-se um tumor maligno.

  Os homens também podem ser acometidos por esta doença, porém é algo muito raro. Homens com câncer de mama representam apenas 1% do total de casos da doença. Existem diversos tipos de câncer de mama e alguns evoluem de forma mais rápida do que outros. Por isso é importante conseguir o diagnóstico correto da doença e contar com o acompanhamento de profissionais especializados.

Sintomas

  Os sintomas da doença podem ser percebidos logo na sua fase inicial. O principal sintoma da doença é a formação de nódulos que são fixos e indolores. Esses nódulos costumam aparecer na região da mama, das axilas e do pescoço. O auto exame da mama auxilia a mulher a ter a primeira percepção destes nódulos. É muito importante que as mulheres estejam atentas aos sintomas e procurem orientação médica ao notar algo diferente em seu corpo.

  Outros sintomas bastante comuns são a apresentação avermelhada da pele da mama, saída de líquido anormal, e qualquer tipo de alterações nos mamilos. Estes sintomas devem ser investigados porque nem sempre representam a existência de um tumor maligno. Existem outras doenças da mama que possuem sintomas muito semelhantes.

Diagnóstico

  O exame de mamografia é capaz de mostrar alterações significativas que podem indicar o surgimento do câncer de mama. Porém o diagnóstico real da doença só é feito através do exame histopatológico, mais conhecido como biópsia, onde é feita a análise microscópica de todos os tecidos com o objetivo de detectar possíveis lesões.

Aproximadamente 90% das pessoas que possuem a doença são acometidas com a formação de nódulos, o que pode representar uma grande vantagem para o diagnóstico precoce do tumor. O prognóstico da maioria dos casos é bom, principalmente se o tumor for descoberto logo no início. Porém. em alguns casos mais graves, pode ser que seja necessária a retirada das mamas. Por esse motivo é importante descobrir e tratar a doença logo no início.

Tratamento do câncer de mama

  A ciência tem avançado nas pesquisas e descobertas para gerar novas alternativas e soluções em tratamento de tumores malignos. O tratamento do câncer de mama deve ser feito através de centros de oncologia especializados e deve respeitar as condições de cada paciente. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, menos invasivo e mais rápido será o seu tratamento.

O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e com as condições clínicas do paciente. Atualmente ele é dividido em duas modalidades: tratamento local por meio de cirurgias, radioterapia e posteriormente a reconstrução mamaria e o tratamento sistêmico através de quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Precisa de uma cotação?

Fala conosco agora mesmo através do WhatsApp ou se preferir (11) 4723-8300

Nossa unidades:

A Ideal Consultoria em planos de saúde conta hoje com 04 unidades.

 

  • UNIDADE MOGI DAS CRUZES
  • UNID. SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Foto da fachada da ideal planos taubaté
  • UNIDADE TAUBATÉ
Foto da fachada da ideal planos em suzano
  • UNIDADE SUZANO

Veja mais conteúdos em nosso Blog.

Publicamos novos conteúdos todas as semanas, cadastre-se e confira!

Máscaras caseiras

Deixe uma resposta

3 × três =

Fechar Menu